RM de Crânio com Espectroscopia

Categoria:
Cabeça e pescoço de Ressonância Magnética de
Descrição:

A espectroscopia é uma técnica que mede a quantidade de determinadas substâncias químicas em algum local específico do sistema nervoso central. Portanto, ela não vai gerar imagens propriamente ditas, e sim gráficos que mensuram as quantidades dessas substâncias.

Sabemos que determinadas patologias tendem a alterar a bioquímica cerebral, a qual pode ser detectada pela espectroscopia. Por exemplo, na doença de Alzheimer, existe uma tendência de aumento da substância mioinositol, o que não ocorre em outras demências. Ou seja, se a espectroscopia acusar aumento dessa substância, o diagnóstico mais provável é de doença de Alzheimer.

Também colabora para o diagnóstico de Parkinson e na avaliação de alguns tumores. A análise do líquor pode ser feita na espectroscopia.

Pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma, implante coclear ou neuroestimuladores NÃO podem realizar o exame. Relógios, correntes, brincos, celulares e cartões magnéticos não podem entrar na sala durante o exame. Deixe-os em casa, se puder. Informar se possuem materiais metálicos no corpo ou aparelho ortodôntico. Habitualmente, não se utiliza contraste. Fazer jejum de 3 horas.

Duração média do exame: 23 minutos

Imprimir
Preparo:

Cabeça e pescoço e

Ressonância Magnética e

Relógios, correntes, brincos, celulares e cartões magnéticos não podem entrar na sala durante o exame. Deixe-os em casa, se puder. Informar se possuem materiais metálicos no corpo ou aparelho ortodôntico. Habitualmente, não se utiliza contraste. Fazer jejum de 3 horas.

Galeria:
Telefone: (16) 3303-5300     E-mail: contato@multimagem.com.br      Endereço: Av.Barroso, 601 Araraquara