RM de Abdômen Superior

Categoria:
Abdômen de Ressonância Magnética de
Descrição:

A ressonância magnética do abdômen tem indicações semelhantes à tomografia computadorizada, ou seja, contribui para o diagnóstico de várias patologias tumorais ou inflamatórias que comprometam o fígado e vias biliares, a vesícula biliar, pâncreas, baço, rins e estruturas retro-peritoniais. Doenças vasculares, como aneurismas e tromboses, também podem ser identificadas. Atualmente, o índice de diagnósticos por ressonância é semelhante, ou em muitos casos, até superior à tomografia computadorizada. Duas das vantagens da ressonância magnética são: a ausência de radiação e de complicações alérgicas advindas do uso de contraste iodado na tomografia. A desvantagem é a duração do exame, que é mais longa (de 30 a 40 minutos). Uma indicação específica da ressonância magnética é a verificação da quantidade de ferro no fígado em pacientes com ferritina alta. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares e em 3D.

Pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma, implante coclear ou neuroestimuladores NÃO podem realizar o exame. Informar se possui material metálico no corpo.

É necessário o uso de contraste. Pacientes com problemas conhecidos de função renal, diabéticos, com lúpus ou com mais de 60 anos devem apresentar exames recentes de ureia e creatinina. Fazer jejum de 9 horas.

Duração média do exame: 40 minutos

Telefone: (16) 3303-5300     E-mail: contato@multimagem.com.br      Endereço: Av.Barroso, 601 Araraquara