Colonoscopia virtual

Categoria:
Abdômen de Tomografia Computadorizada Multislice de
Descrição:

A colonoscopia virtual é recomendada em pacientes que têm muitas dificuldades para fazer a colonoscopia normal ou o enema opaco, que são os métodos mais confiáveis. Na colonoscopia virtual, haverá, nos dias que antecedem o exame, um preparo intestinal rigoroso para limpeza do intestino grosso, visando eliminar resíduos fecais no cólon. Nesse exame, haverá introdução de ar através de sonda retal para distender o intestino grosso (cólon). Em seguida, será feito o exame propriamente dito, com a tomografia computadorizada multislice, necessitando-se de duas sequências: decúbitos ventral e dorsal. Cada sequência dura cerca de 15 segundos. As imagens obtidas serão processadas numa poderosa estação de trabalho (Vitrea LT), que fará reconstruções em 3D das imagens, permitindo a identificação de divertículos, pólipos e tumores.

Não é necessário o uso de contraste. Fazer jejum de 12h para alimentos sólidos e líquidos. Medicamentos de uso contínuo podem ser ingeridos normalmente, com pouca água.

Vestimentas: Serão retirados colares e correntinhas. Não poderão ser usados blusas, camisas com botões ou soutien.

PREPARO PARA COLONOSCOPIA VIRTUAL

O objetivo deste exame é o estudo do intestino grosso (cólon).   O procedimento é realizado com a introdução de ar  no intestino grosso através de uma sonda retal.

O preparo visa basicamente uma limpeza bem feita do intestino, pois resíduos fecais prejudicam a sua interpretação. Portanto, o preparo intestinal é fundamental.

 PREPARO:

PRIMEIRO DIA:                    /                     seg        ter        qua        qui        sex        sáb        dom

– Não comer: alimentos com  sementes ou muitas fibras como pipoca, uva, milho, tomate, pepino, verduras, bagaços de frutas etc….  Tome bastante líquido.

SEGUNDO DIA:                    /                      seg        ter        qua        qui        sex        sáb        dom

– Café da manhã: normal.

– Almoço: alimentação leve (sem alimentos com muitas fibras ou sementes). Evite feijão. Tome bastante líquido durante todo o dia.

Às 14 horas Laxante MUVINLAX:  Deve-se preparar uma solução com quatro sachês de Muvinlax® em meio litro de água,  e tomar  um copo de 250 mL a cada dez minutos.

– Jantar: sopas batidas no liquidificador (use somente batata, macarrão, arroz e pequena quantidade de carne) e continue evitando alimentos com fibras e sementes.

Às 19 horas:  Laxante MUVINLAX:  Deve-se preparar uma solução com 8 sachês de Muvinlax® em um litro de água,  e tomar  um copo de 250 mL a cada dez minutos até o fim da solução.

Tomar 1 ml  do contraste iodado (fornecido pela clínica na seringa) diluído em  200 ml de água.

Tomar 20 gotas de LUFTAL.

Manter jejum absoluto até o horário do exame.

NO DIA DO EXAME:                 /                    seg        ter        qua        qui        sex        sáb        dom

– Mantenha o jejum, mas pode tomar os comprimidos de uso diário com pouco líquido. Não tome leite.

Exame marcado para o dia:                         /                              às           h.

Por favor, compareça com 20 minutos de antes do horário marcado para cadastro.

Telefone: (16) 3303-5300     E-mail: contato@multimagem.com.br      Endereço: Av.Barroso, 601 Araraquara