Angiorressonância Arterial ou Venosa de Crânio

Categoria:
Cabeça e pescoço de Ressonância Magnética deDescrição:
Esse exame avalia o comprometimento das principais artérias intra-cranianas, principalmente por aterosclerose, que determina estreitamentos (estenoses) em suas paredes e diminui o fluxo sanguíneo cerebral. Os aneurismas e malformações vasculares também podem ser diagnosticados. Existem algumas condições que causam a formação de trombos nas veias e em alguns seios (tromboses venosas), identificadas no exame. Esse exame é superior à ângio-tomografia. Podem ser realizadas reconstruções multiplanares e em 3D.
Pacientes com marcapasso, clipes de aneurisma, implante coclear ou neuroestimuladores NÃO podem realizar o exame. Informar se possui material metálico no corpo. Relógios, correntes, brincos, celulares e cartões magnéticos não podem entrar na sala durante o exame. Deixe-os em casa, se puder.
Habitualmente, não é necessário o uso de contraste para a angiorressonância arterial, porém, na venosa o contraste é utilizado. Pacientes com problemas conhecidos de função renal, diabéticos, com lúpus ou com mais de 60 anos devem apresentar exames recentes de ureia e creatinina. Fazer jejum de 3 horas.
Duração média do exame: 24 minutos